14/06/2018 - 07h41

Shopping na Suécia fatura milhões com produtos reciclados

Época Negócios
 
Centro de compras com 5 mil metros quadrados e 14 lojas só vende artigos de segunda mão ou produzidos de forma orgânica e sustentável
 
A cidade de Eskilstuna, na Suécia, abriga um shopping sustentável que transforma coisas usadas em novas, - e melhor - que valem dinheiro. Chamado de ReTuna, o centro de compras é o primeiro do mundo no estilo, com 5 mil metros quadrados e 14 lojas que vendem apenas produtos reutilizados ou produzidos de forma orgânica e sustentável.
 
Além de bazares, o espaço possui contêineres em que os visitantes depositam brinquedos, móveis, eletrônicos e itens de decoração para triagem. Há, inclusive, opção para quem vai de carro e deseja apenas entregar seus objetos, como um drive-thru.
 
Para que o material possa ser revendido no mercado, uma equipe do município avalia o que pode ser aproveitado e encaminha para as lojas de reciclagem do shopping, que realizam a última triagem dos objetos.
 
No final do processo, os produtos são consertados, aprimorados (quando possível) e seguem para venda. Último balanço do shopping mostra que a ideia rendeu bons frutos: em 2016, as vendas geraram 8,1 milhões de coroas suecas (R$ 3,4 milhões, aproximadamente) e 50 novos empregos.
 
Vale destacar que nem todas as lojas têm fins lucrativos e alguns empresários destinam a renda das vendas para instituições sociais da região. O balanço de 2017 ainda não foi fechado pelo centro de compras.
 
« Voltar