01/07/2022 - 11h08

Santos terá lançamentos de empreendimentos de alto padrão até o fim do ano

A Tribuna On-line
 
Novos imóveis chegam para atender a demanda de clientes
 
Novos empreendimentos de médio-alto e alto padrões serão lançados, em Santos, ainda neste ano. Trata-se de uma resposta do mercado para atender a uma demanda dos clientes que ainda é muito forte, segundo fontes do mercado.
 
Os desafios e as perspectivas do mercado imobiliário estão entre as principais pautas que serão debatidas na 9ª edição do Summit da Construção Civil, iniciativa do Grupo Tribuna que ocorrerá na próxima segunda-feira.
 
Segundo o diretor da Regional Santos do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon), Lucas Muniz Elias Teixeira, a maior parte dos lançamentos programados de novos edifícios residenciais é de médio-alto e alto padrões. “Os estoques na nossa cidade estão diminuindo gradualmente. Santos não comporta um imóvel para um nível muito baixo”.
 
O presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), Ricardo Beschizza, entende que há imóveis bem dimensionados e projetados que sempre atraem o interesse do público. “Ficamos muito tempo sem termos o lançamento de empreendimentos desse porte e os estoques foram consumidos”, justificou.
 
Na avaliação do diretor regional do Sindicato da Habitação (Secovi) na Baixada Santista, Carlos Meschini, o mercado está aquecido. Por esse motivo, as construtoras farão lançamentos entre este ano e o início de 2023.
 
“O alto e médio-alto padrões não foram muito explorados em Santos, mas isso está mudando. Muita gente tem o desejo de morar próximo à praia. Até 2025, esse vai ser um mercado muito explorado”, afirmou.
 
Diferenças
 
Uma dúvida muito comum entre aqueles que pretendem comprar um imóvel é o que distingue um residencial de alto para o de médio-alto padrão. De acordo com os entrevistados, a localização do empreendimento, em Santos, é a principal característica para diferenciá-los.
 
Meschini diz que os edifícios desses dois tipos são muito próximos por terem um acabamento de qualidade, ofertarem lazer completo e terem ligações de água e gás natural individuais. “O empreendimento de médio-alto padrão não está em uma área de frente para a praia ou na quadra da avenida da praia”.
 
Além da localização, Teixeira afirma que o tamanho também é um critério utilizado para estabelecer essa diferença. “Há apartamentos de três quartos com 80 metros quadrados e outros com 140 m2. O primeiro pode ser considerado de médio-alto padrão”.
 
Beschizza cita ainda que podem ser considerados unidades de alto padrão aquelas que estão próximas à praia e que possuem mais de 200 m2, com mais de três dormitórios e três suítes, e duas vagas na garagem.
 
Summit no dia 4
 
Na próxima segunda-feira (4), o Grupo Tribuna realiza a nona edição do Summit da Construção Civil, evento que reúne profissionais do mercado imobiliário nacional para discutir cenários e apontar tendências em meio a uma economia desafiadora. O seminário começará às 9 horas.
 
« Voltar