01/07/2022 - 11h11

Projeto deve revitalizar o 'antigo', potencializar e povoar o Centro de Santos

A Tribuna On-line
 
Com proposta retrofit, edifícios comerciais e residenciais serão transformados
 
Os projetos de retrofit – revitalização de construções antigas para adaptá-las a uma nova realidade, como transformá-las em moradias – é uma tendência na construção civil e que, de forma gradual, ganha cada vez mais espaço em Santos.
 
Como e quando fazer essa a reabilitação dos imóveis serão o tema de um dos painéis da 9ª edição do Summit da Construção Civil, evento organizado pelo Grupo Tribuna, que ocorrerá na próxima segunda-feira (4).
 
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, afirma que existem alguns projetos em estudo para transformar edifícios comerciais em residenciais.
 
Um deles começa a se tornar realidade. Trata-se de um prédio de nove andares na Praça José Bonifácio, no Centro, que abrigou nos últimos anos a Gerência Regional do Trabalho e Emprego. O espaço está sendo adaptado para a abrigar três apartamentos, com dois dormitórios e um estúdio, por pavimento.
 
“Há outro processo em andamento como consulta prévia de um retrofit de menor porte na Rua Itororó, também no Centro. Trata-se de um caso interessante, porque é um imóvel que possui uma loja no térreo e na parte de cima há salas comerciais, que tem proprietários diferentes. Hoje, o acesso aos andares de cima é feito por uma escadaria”, explicou.
 
Farinello entende que esses dois projetos estimularão o retrofit em imóveis menores, como sobrados e prédios de dois e três andares.
 
Empolgação
 
Conforme o arquiteto e urbanista Gustavo Nunes, da empresa To Fix, o retrofit é um segmento que atrai os investidores, porque está relacionado à tecnologia. Um dos palestrantes do Summit da Construção Civil, Nunes é responsável por alguns desses projetos na Cidade.
 
“O retrofit é um conceito que não está engessado. Eu entendo que o retrofit é uma reforma coma a aplicação de tecnologia e materiais novos por uma questão de economia e até mesmo pelo apelo socioambiental”, destacou.
 
Revisão
 
A Lei de Uso e Ocupação do Solo da Área Insular de Santos (Luos) está passando por revisão. A proposta do Executivo encontra-se na Câmara, onde será analisada e votada pelos vereadores.
 
Uma das sugestões feitas pela Prefeitura é o fim da exigência de acessos independentes para ruas em prédios de uso misto.
 
Nunes explicou que apresentou 11 propostas para aperfeiçoar a legislação municipal para incentivar mais projetos de retrofit e agilizar a análise de processos na Prefeitura para a liberação de obras.
 
« Voltar