20/09/2018 - 00h10

Procon e Creci-SP peparam ações na temporada para evitar golpe do falso aluguel

A Tribuna On-line

Entre as medidas está prevista uma cartilha para orientar consumidores e imobiliárias

No último fim de semana, turistas de São Paulo caíram no golpe do falso aluguel em Praia Grande. Eles fizeram um depósito de aproximadamente R$ 600,00 para ficar três dias em um apartamento na Vila Mirim. Toda a transação foi realizada pela internet, mas, quando chegaram ao endereço no Litoral, o apartamento prometido já estava alugado, e o falso locador sumiu.

Esse tipo de prática não é incomum na Baixada Santista e aumenta em feriados prolongados e nos meses mais quentes do ano, principalmente no verão. Por isso, a Fundação Procon e o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP) já preparam ações para a próxima temporada. Uma cartilha foi lançada para orientar consumidores e imobiliárias.

O presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, afirma que as pessoas devem fazer locações com corretores e imobiliárias estabelecidos nas cidades onde elas têm interesse em ficar. “Assim, podem ter contato pessoalmente com quem alugou. No site do Creci, tem os contatos”, recomenda.

Segundo Viana, ao planejar o golpe, o estelionatário costuma alugar uma casa e ficar nela por até 30 dias, pagando corretamente. “Depois, ele faz fotos e começa a alugar para outras pessoas como se fosse dono. Então, é muito perigoso alugar imóvel (fora da cidade de origem) direto com o dono”.

Guarujá

Atualmente, Guarujá tem 850 corretores e 200 imobiliárias credenciados. O Procon da Cidade vem percorrendo os estabelecimentos do ramo para um trabalho de orientação aos profissionais, em parceria com o Creci. São entregues cartilhas com informações sobre locações temporária, anual e de loteamentos, por exemplo.

Conforme o diretor do Procon Guarujá, José Roberto Mendez Reinaldo, o Beto Feijó, a ação também tem apoio do Sindicato dos Empregados em Edifícios do Município. “Ao mesmo tempo em que distribuímos cartilhas, estamos visitando os prédios e orientado os zeladores. Às vezes, a pessoa (golpista) vai a um edifício e pede para tirar fotos de um imóvel sem nem ser credenciada no Creci. Aí, coloca um anúncio na internet, em site conhecido, com uma foto bonita. As pessoas caem”, descreve o dirigente.

A verificar

A orientação de Beto Feijó é para que os locatários verifiquem sempre se o endereço existe, liguem para o prédio e perguntem se o responsável pela locação é mesmo o dono. “Falar com o zelador é importante para ter certeza (da propriedade do imóvel) antes de fazer qualquer depósito”.

O delegado do Creci-Guarujá, Hélio Amarante, cita que os anúncios falsos são comuns e a campanha de alerta é importante, até para que os clientes saibam diferenciar os anúncios verdadeiros dos suspeitos. “Estamos informando às imobiliárias o modo de anunciar, sempre colocando os números do Creci, telefones e e-mails, de forma clara e objetiva. O picareta não tem essa preocupação”.