24/04/2017 - 00h07

Preços dos aluguéis têm queda real de 6,76% em 12 meses

Exame 
 
Apesar de ter registrado aumento no primeiro trimestre do ano, o valor médio do aluguel residencial ainda sobe abaixo da inflação, mostra o Índice FipeZap
 
O preço médio dos imóveis anunciados para locação teve queda real de 6,76% nos últimos doze meses, segundo o Índice FipeZap de Locação, que acompanha a variação nos valores de residências anunciadas em 15 cidades brasileiras.
 
Apesar de ter subido pelo terceiro mês consecutivo, acumulando uma alta de 0,47% no primeiro trimestre, o mercado de aluguel ainda está mais favorável para locatários do que para os donos de imóveis se forem levados em conta os últimos 12 meses encerrados em março.
 
Novamente, os preços de locação subiram bem abaixo dos demais preços da economia. Enquanto a inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses foi de 4,57%, a queda nominal do Índice FipeZap de Locação foi de 2,5%. Ou seja, o índice teve queda real de 6,67% no período.
 
A queda real é registrada quando o valor de um determinado bem tem uma alta inferior ao aumento generalizado dos preços, medido por índices inflacionários, como o IPCA. Vale destacar que a variação real não é obtida com uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.
 
Em todas as cidades pesquisadas, o preço médio dos apartamentos anunciados para locação ficou abaixo da inflação. Como o mercado está desaquecido, é recomendável pedir um desconto com o proprietário na hora de assinar um novo contrato.
 
Veja na tabela abaixo o comportamento dos preços de aluguel em março e nos últimos 12 meses nas 15 cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap de Locação. Os valores foram ordenados do maior para o menor:
 
 
O Índice FipeZap de Locação é desenvolvido em conjunto pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo site de classificados Zap Imóveis, com base em anúncios da internet. A pesquisa não incorpora no cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes, cujos preços são reajustados periodicamente.
 
« Voltar