12/11/2019 - 07h58

Preço médio de venda dos imóveis residenciais permanece estável em 2019

Investimentos e Notícias

O Índice FipeZap encerrou o mês de outubro novamente em queda, indicando uma variação de -0,14% no preço médio de vendas de imóveis residenciais em relação ao mês anterior. A variação observada foi inferior ao comportamento esperado do IPCA/IBGE para o mês (+0,08%), de acordo com informações atualizadas do Boletim Focus do Banco Central do Brasil.

Confirmada a variação esperada dos preços ao consumidor, o preço médio de venda de imóveis residenciais encerrará o mês com queda de 0,22% (em termos reais). Individualmente, entre as 16 capitais monitoradas pelo Índice FipeZap de Venda Residencial, João Pessoa foi a cidade que apresentou a maior elevação (+0,67%), enquanto Fortaleza se destacou com o maior recuo no preço médio no período (-1,87%).

No acumulado até outubro deste ano, o Índice FipeZap de Venda Residencial mantém-se praticamente estável em termos nominais (+0,02%), ao passo que o IPCA/IBGE* acumula alta de 2,58%. A comparação entre a variação acumulada do Índice FipeZap e a inflação impõe ao preço médio de venda de imóveis residenciais uma queda real de 2,49% no balanço parcial do ano.

Nos últimos 12 meses, o Índice FipeZap acumula leve avanço nominal de 0,19%. Considerando a inflação prevista de 2,51% para esse intervalo, segundo o IPCA (IBGE)*, o Índice FipeZap apresentaria queda de 2,26% nos últimos 12 meses (em termos reais). Dentre as 16 capitais monitoradas pelo Índice FipeZap, Manaus (+3,86%), Vitória (+3,65%) e Florianópolis (+3,02%) acumulam as maiores elevações nominais de preço no período, enquanto Fortaleza é a cidade com maior recuo no preço médio nos últimos 12 meses encerrados em outubro de 2019 (-4,04%), seguida por João Pessoa (-3,24%) e Campo Grande (-2,85%).

Em outubro de 2019, o preço médio de venda de imóveis residenciais foi de R$ 7.236/m² entre as 50 cidades monitoradas pelo Índice FipeZap. Dentre elas, Rio de Janeiro se manteve como a capital monitorada com o preço do m² mais elevado (R$ 9.370/m²), seguida por São Paulo (R$ 8.969/m²) e Brasília (R$ 7.425/m²). Já entre as capitais monitoradas com menor valor médio de venda residencial por m², destacaram-se: Campo Grande (R$ 4.169/m²), Goiânia (R$ 4.228/m²) e João Pessoa (R$ 4.542/m²).