08/07/2024 - 11h41

Parque Valongo agita população em Santos no primeiro fim de semana após inauguração

A Tribuna On-line
 
Novo ponto turístico da cidade já chama atenção de frequentadores
 
Os celulares tiveram trabalho no primeiro domingo (7) do Parque Valongo, em Santos. Inaugurado na última sexta-feira (5), o espaço atraiu muitos visitantes, que não deixaram de registrar vários cliques.
 
Com o único acesso sendo a passarela ao lado da Alfândega, na Praça da República, o cuidado foi redobrado, para evitar novos problemas com o elevador. Agentes da Guarda Portuária controlavam os acessos.
 
Lá de cima, é possível ver a “estrela” do parque: a Gigante de Santos, roda-gigante com altura equivalente a um prédio de dez andares. A espera era perdoada pela satisfação de quem pôde ver o Valongo do alto.
 
“Gostei da experiência, bem bacana. Quero aproveitar as férias e trazer minha filha de 7 anos”, disse a advogada Kátia Uvina, de 47 anos. Moradora da Capital, ela elogiou a estrutura do parque. “Caso o tempo estivesse melhor, a vista seria mais bonita ainda”.
 
O navio oceanográfico Professor Besnard, mesmo sem estar aberto ao público, também atraiu muitos curiosos. Os pequenos também tinham espaço garantido para a diversão, com diversos brinquedos. A dentista Priscila da Costa Campos teve que acompanhar o pique dos filhos, Bernardo, de 6 anos, e Maitê, de 1. “Viemos conhecer e estamos gostando bastante, Eles estão se divertindo. Não tinha o hábito de visitar o Centro, mas o parque é um atrativo”.
 
Bom para negócios
 
Alguns espaços montados para comercialização de comidas e bebidas prometem abastecer quem vai ao local. Victor Marasioli Doneux, dono de uma cervejaria artesanal, vê com boa expectativa a presença de público.
 
“Como participamos da Rota da Cerveja Artesanal de Santos, podemos participar de eventos em espaços públicos. Tivemos bom movimento na sexta e mesmo no sábado, apesar do tempo ruim. Que o parque seja muito bem frequentado e tenha atividades que tragam o público”.
 
Um bom chamariz de público deverá ser quando o Terminal de Passageiros for construído no Valongo. Um totem com realidade aumentada, via QR Code, mostra como ficará a região com a presença dos navios de cruzeiro.
 
A perspectiva animou um casal de namorados de Itu, por exemplo. “O pessoal vai sair do cruzeiro e vai poder ir para o lado do Museu Pelé como vir para cá. Esse tipo de iniciativa vai ser bom para atrair mais turistas”, avalia o técnico em logística Willian Mateus Bernardes Zotte, de 26 anos, que curtia o visual ao lado da namorada, a analista contábil Laura Oliveira Marques, de 24 anos.
 
Apreciando a vista
 
Outro espaço bastante procurado foi o píer de contemplação.
 
Entre selfies e elogios ao espaço, a auxiliar de saúde bucal Andressa Talita Torres, de 33 anos, aproveitou para tirar fotos com Guarujá, sua cidade natal, ao fundo. “Dá para aproveitar essa visão de alto que antes estava tão abandonado. Agora, podemos explorar esse espaço”, avalia.
 
O Parque Valongo funciona todos os dias, das 8 às 22 horas.
 
« Voltar