16/04/2024 - 11h47

O que é o Concreto Branco na Construção Civil?

Engenharia 360, por Simone Tagliani*
 
O setor da construção civil está em constante evolução, buscando soluções que combinem funcionalidade e estética. Um material que se destaca nesse cenário é o concreto branco, que oferece diversas vantagens e permite a criação de projetos arquitetônicos únicos e marcantes.
 
A saber, o concreto branco é pouco comum no Brasil, mas bastante difundido na Europa. Ele pode ser visto em obras de grande porte e até em pequenas peças pré-moldadas. E a sua maior excelência deve-se ao fato do acabamento da edificação ser a própria superfície concretada. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
 
Características do concreto branco
 
Embora existam poucas publicações explicando as propriedades do concreto branco, o projetista brasileiro pode consultar a NBR 12989. Nela pode-se entender quais são as regulamentações para o Cimento Portland Branco, estrutural e não estrutural. No geral, vê-se que muitas das características do concreto branco se assemelham às do concreto convencional. Sua resistência, por exemplo, pode ser igual ou até superior ao concreto cinza. Isso permite a criação de grandes vãos.
 
O concreto branco é feito, portanto, a partir do cimento branco estrutural. Na sua composição, também estão presentes o calcário e a areia, que precisa ser naturalmente clara. E os agregados, como argila e rocha - inertes de mármore, granito e outros. Cada um desses componentes influenciará nas propriedades do concreto. O importante é que não haja matérias-primas contendo óxidos de ferro e manganês, pois eles são, justamente, os elementos responsáveis pela cor cinza do cimento convencional.
 
Principais vantagens do concreto branco
 
Existem muitas vantagens no uso do concreto branco, incluindo:
 
Alta durabilidade e baixa manutenção.
 
• Dispensa pinturas ou outros tipos de revestimentos.
 
• Permite que a estrutura permaneça na sua tonalidade mais clara.
 
• E a manutenção pode ser realizada apenas com água e sabão neutro.
 
Observação: Em alguns casos, é necessária maior proteção contra a entrada de agentes agressivos ou impregnação de sujeiras. Então, recomenda-se o uso de resinas ou hidrofungantes. Os materiais fotocatalíticos possuem propriedades autolimpantes, que eliminam possíveis resíduos aderidos à superfície.
 
O concreto na tonalidade branca tem aspecto mais higiênico e agradável. Por isso é muito empregado em obras públicas, ambientes médicos, museus e outros. Ele tem a capacidade de refletir melhor a luz solar. Portanto, manterá a temperatura adequada nos interiores das edificações. E se a ideia é tingir de outra cor, a base branca garante melhor pureza e homogeneidade de textura e pigmentos. O branco, combinado com outras cores, gera combinações estéticas ainda mais impactantes.
 
Desvantagens
 
Agora, como desvantagem, o preço da matéria-prima e da moagem, para a fabricação do concreto branco, costuma ser mais caro do que do concreto cinza. Além disso, alterações ou reparações são mais complicadas. Mesmo buscando soluções para a proteção da fachada, o meio ambiente afetará de alguma forma a estrutura. E sem o devido cuidado, logo surgirão manchas, alterando definitivamente a sua aparência.
 
Para obter uma qualidade satisfatória do concreto branco aparente, é necessário que se tenha cuidados redobrados com a execução da obra. O profissional precisa entender, completamente, todos os possíveis comportamentos do material. Principalmente perante os agentes agressivos. Os aspectos mais críticos são em relação à mistura dos agregados, à moldagem e ao controle de temperatura – para evitar fissuras com a perda de água na cura.
 
As fôrmas devem ser em compensado naval, com pouco ou nenhum uso anterior e de preferência sem parafusos ou tarugos de madeira – trocando pela fixação em colagem. E elas devem impedir, ao máximo, a permeabilidade de qualquer coisa que possa comprometer a massa e corroer a armadura.
 
Exemplo de uso do concreto branco: A Fundação Iberê Camargo
 
A ponte Irineu Bornhausen, em Santa Catarina, é a primeira grande obra construída em concreto branco no Brasil. Porém, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, possui maior relevância para a arquitetura. Isso porque o seu projeto é assinado pelo arquiteto português, mundialmente conhecido, Álvaro Siza. A edificação, que ficou pronta em 2008, é a primeira erguida totalmente em concreto armado branco e aparente no país.
 
Visando uma melhor trabalhabilidade do material, na composição do concreto, foram utilizadas rochas calcárias. Isso tanto para agregados graúdos quanto para miúdos. Houve um controle técnico muito rigoroso. A produção da massa foi realizada in loco. Aditivos retardadores de pega foram acrescentados como solução para evitar a ascensão de nata, que causaria manchas nas superfícies aparentes das peças. E para eliminar quaisquer possíveis fissuras, geradas pela perda de água na cura, foi montado um sistema de irrigação, em funcionamento durante dez dias ininterruptos.
 
*Simone Tagliani, graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideia
 
« Voltar