09/08/2018 - 00h10

NASA revela as melhores ideias de casas para a colonização de Marte

Galileu
 
Agência espacial norte-americana lançou um concurso para reunir projetos relacionados ao desenvolvimento de habitações para a exploração do planeta vermelho

 
Pisar os pés em Marte será um desafio por si só. Mas chegar ao Planeta Vermelho não basta: é necessário que os exploradores tenham as mínimas condições de sobrevivência e conforto para conseguirem completar a missão. Pensando nisso, a NASA lançou em 2014 um concurso para selecionar as melhores ideias para a fabricação de moradias que serão utilizadas em território marciano. Após uma extensa análise dos projetos, a agência espacial norte-americana divulgou as cinco melhores iniciativas.
 
O principal desafio do concurso é projetar modelos de habitação que possam ser fabricados a partir de impressoras 3D: para provar que a construção era viável, as equipes tiveram de desenvolver de maneira real algumas peças das moradias. De acordo com os pesquisadores, a utilização de impressão 3D é a maneira mais fácil, rápida e segura de construir uma estrutura em um local com escassez de recursos. 
 
 
Para que as ideias fossem aprovadas, outros requisitos mínimos eram necessário: as casas tinham de ter ao menos 92 metros quadrados e conforto suficiente para que ao menos quatro pessoas conseguissem viver no local. A construção do imóvel também tem de ser feita de maneira autônoma, de modo que os exploradores desembarquem em solo marciano com as casas já prontas. 
 
 
Por enquanto, a ideia que mais agradou os cientistas da NASA foi desenvolvida por uma equipe chamada Zopherus, do estado norte-americano do Arkansas, que utilizaria a própria terra disponível em Marte como "cimento" da construção de módulos que se encaixariam como uma colmeia. O vídeo do projeto (que está em inglês) pode ser conferido aqui:

 
Agora, os cinco finalistas disputarão a fase final da competição, que acontecerá em 2019 e distribuirá um prêmio de US$ 2 milhões. As equipes terão o desafio de fabricar um modelo real de suas habitações, que deve ter um terço do tamanho original. Que vença o melhor.

 

 
« Voltar