08/06/2018 - 00h13

Holanda terá primeiras casas habitáveis com impressão 3D

Época Negócios
 
Cidade de Eindhoven fará cinco construções residenciais com impressão 3D. Primeiro prédio deve ser entregue em 2019
 
Um ambicioso projeto holandês quer tornar realidade o que parece apenas uma ideia para o futuro. O Project Milestones construirá casas por meio de impressão 3D que serão, posteriormente, usadas como moradia por famílias. Essa técnica promete revolucionar a indústria da construção civil nas próximas décadas.
 
As casas serão levantadas na cidade de Eindhoven. Isso será feito graças a uma parceria entre a Universidade de Tecnologia de Eindhoven, a autoridade municipal e outras companhias. Ao todo, são seis parceiros trabalhando nesse projeto, envolvendo empresas de materiais e outras do mercado imobiliário.
 
Devem ser construídas cinco casas em um novo bairro residencial da cidade. Isso deve acontecer ao longo dos próximos cinco anos. De acordo com os planos, o primeiro prédio deve ficar pronto já em 2019 e será uma casa térrea. As construções seguintes, por outro lado, terão diversos andares e devem ser mais complexas.
 
As imagens conceito exibidas pelo projeto mostram construções com formatos pouco usuais, cheias de curvas e formas exóticas. “O formato irregular das construções pode ser realizado graças a uma característica da técnica de impressão 3D: a habilidade de construir quase qualquer forma”, diz o site do projeto.
 
A ideia é que o aprendizado com cada construção sirva para a realização da próxima casa. Por conta disso, será feita uma construção por vez. A primeira, aliás, terá diversos elementos impressos no campus da universidade. A última das casa, segundo o projeto, será feita totalmente no local definitivo. O material usado nas casas será  o concreto.
 
A tecnologia, que promete se popularizar nos próximos anos, deve cortar custos e diminuir o tempo necessário para a “construção” de uma casa.
 
« Voltar