25/04/2024 - 07h36

Galeria em SP abre mostra com 15 obras da artista Tomie Ohtake

Casa e Jardim
 
Chamada "Infravermelho", a exibição acontece até 8 de junho na capital paulista e reúne obras inéditas da artista nipo-brasileira, como um conjunto de pinturas
 
Em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, a galeria paulistana Nara Roesler apresenta a exposição Infravermelho, que reúne 15 obras de Tomie Ohtake (1913-2015), artista plástica japonesa naturalizada brasileira. A mostra tem entrada gratuita e fica aberta até o dia 8 de junho, de segunda a sábado, em diferentes horários.
 
A maioria das obras da exibição nunca foi mostrada ao público e foi produzida na década de 1990, quando Tomie consolidou o uso da tinta acrílica e passou a explorar as transparências, as veladuras e a fluidez das cores. Há, ainda, uma escultura em tubo metálico pintado de branco. A curadoria é de Paulo Miyada, diretor artístico do Instituto.
 
O arquiteto e designer Rodrigo Ohtake, neto da artista e vice-presidente do Instituto, assina uma intervenção expográfica em duas salas da galeria, na qual ele criou uma segunda pele nas paredes com um painel de chapas metálicas perfuradas.
 
Tomie é uma das artistas homenageadas na 60ª Bienal de Veneza que acontece de 20 de abril a 24 de novembro de 2024 na Itália. Seu trabalho irá compor o núcleo histórico modernista latino-americano e diaspórico.
 
Infravermelho
 
• Quando: até 8 de junho de 2024
 
• Horário: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 15h
 
• Onde: Galeria Nara Roesler - Avenida Europa, nº 655 - Jardim Europa, São Paulo, SP
 
• Quanto: entrada gratuita
 
« Voltar