08/04/2021 - 08h16

É provável que fase emergencial seja estendida 'por mais algum tempo', diz comitê de contingência de SP

Folha de S. Paulo
 
Decisão final será tomada nesta sexta (9), disse médico Paulo Menezes
 
O comitê de contingência do governo de São Paulo indicou que a fase emergencial provavelmente será estendida.
 
A fase emergencial, que inclui maior restrição até a serviços essenciais, está prevista para terminar no dia 11. Nesta sexta-feira (9), deve ser tomada a decisão final sobre o assunto.
 
No entanto, o coordenador do comitê já adiantou que as restrições atuais tendem a continuar.
 
"O centro de contingência está discutindo a situação. De fato felizmente conseguimos uma desaceleração, já há esses indicadores de melhora e que devem prosseguir. Estamos discutindo a necessidade da extensão ou não da fase emergencial, isso vai ser feito até sexta-feira. É bem provável que nós continuemos com níveis de restrição que temos hoje por mais algum tempo, mas vamos aguardar os próximos dias", disse o médico Paulo Menezes, do comitê.
 
A fase emergencial, na prática, inclui o fechamento de escolas e medidas mais restritivas para comércios —por exemplo, restaurantes não podem vender para que pessoas retirem no local, apenas no modelo delivery. Há também um toque de recolher das 20h às 5h, onde as pessoas podem ser abordadas para orientação em todo o estado (veja detalhes abaixo para todos os setores).
 
A fase emergencial foi iniciada em 15 de março. Antes disso, a partir de 3 de março, o estado estava na fase vermelha do Plano São Paulo.
 
Segundo o governo, no dia 28 houve a primeira queda no número de internados. Segundo João Gabbardo, coordenador executivo do comitê de contingência, na terça (6) houve desaceleração de internados de UTI, com número de novas internações menor do que o de altas.
 
O índice de isolamento no estado é de 43%. ​ ​
 
O governo Doria afirmou que o estado colhe frutos do isolamento social conseguido nas fases emergencial e vermelha. A taxa de ocupação das UTIs, depois de 21 dias, ficou abaixo de 90%: 89,8%.
 
"Os internados também têm um simbolismo muito grande. Estamos com 12.941. Tínhamos mais de 13.500 pessoas internadas na semana passada, mostrando a redução do número daqueles que internam", disse o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.
 
Segundo o secretário, nesta semana, houve redução de 2,4% no número de casos, internações caíram 5,4%. Ele disse que, comparativamente entre domingo e quarta desta semana e da anterior, houve queda de internações de quase 21%.
 
Nesta quarta, o estado de São Paulo atingiu 79.443 mortes desde o início da pandemia.
 
VEJA COMO FUNCIONAM AS ATIVIDADES
 
Escritórios em geral e atividades administrativas – Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).
 
Comércio de material de construção – Proibido o funcionamento e atendimento presencial, mas ficam liberados os serviços de retirada por clientes com veículo (drive-thru) e entrega na casa do comprador (delivery).
 
Estabelecimentos comerciais (comércio em geral) – Somente entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru), com proibição de retirada de produtos no local.
 
Repartições de administração pública – Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).
 
Restaurantes, bares e padarias – Somente entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru), com proibição de retirada de produtos no local. Mercearias e padarias podem funcionar seguindo as regras de supermercados, com proibição de consumo no local.
 
Transporte coletivo – Recomendação de escalonamento de horário para os trabalhadores da indústria, serviços e comércio. Os horários indicados são de entrada das 5h às 7h e saída das 14h às 16h para profissionais da indústria, entrada das 7h às 9h e saída das 16h às 18h para os de serviços; e entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h para os do comércio.
 
Educação estadual – Unidades abertas para distribuição de merenda a alunos carentes e entrega de materiais mediante agendamento prévio.
 
Comércio de produtos eletrônicos – Somente entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru), com proibição de retirada de produtos no local.
 
Serviços de tecnologia da informação – Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).
 
Supermercados – Recomendação de escalonamento de horário para os funcionários utilizarem o transporte público para irem ao trabalho (entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h).
 
Hotelaria – Proibição de funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis. Alimentação permitida somente nos quartos.
 
Esportes – Atividades coletivas profissionais e amadoras suspensas.
 
Telecomunicações– Teletrabalho (home office) obrigatório para funcionários de empresas de telecomunicação.
 
Atividades religiosas – Proibição de realização de atividades coletivas como missas e cultos, mas permissão para que templos, igrejas e espaços religiosos fiquem abertos para manifestações individuais de fé.
 
Fonte: Governo de SP
 
« Voltar