26/05/2021 - 09h09

Drones com IA para Construção Civil

Administradores.com
 
Os drones já podem voar sozinhos, podem rastejar
 
A Indústria 4.0 é um conceito de indústria que caminha na direção das “Fábricas Inteligentes” onde o ambiente físico, dotado de elevada Automação, Integração de Sistemas e Computação em Nuvem, é espelhado nos ambientes ciber-fisicos onde a Internet das Coisas (IoT) expressa a interação cooperativa entre sistemas, máquinas e pessoas. BIM (Building Information Modeling), Drones, Big Data, simulações diversas e realidade aumentada, entre outras, são ferramentas facilitadoras da interação humana com esses ambientes.
 
Os drones já podem voar sozinhos, eles podem rastejar sorrateiramente, eles podem se comunicar uns com os outros, eles podem reconhecer rostos ou objetos, eles podem carregar encomendas, eles podem agarrar coisas, eles podem ceder espaço ao outro no céu...
 
Utilizar drone como ferramenta de captura de dados para a Construção Civil já é uma realidade que melhora a produtividade nos canteiros de obras de todo mundo. Mas agora, a empresa DronDrones, em parceria com o instituto TECGRAF, EMBRAPII, FIESP e PUC-Rio, avança e inova no mercado com a criação de uma tecnologia que amplia e melhora o desempenho em toda indústria da Construção Civil. Trata-se de uma plataforma de gerenciamento inteligente para drone que detecta padrões no canteiro de obras utilizando IoT, AI, Aprendizagem de Máquina, 3D e outras, buscando aprimorá-los, reduzindo acidentes, custos e melhorando a produtividade no ambiente de trabalho.
 
O projeto foi desenvolvido pela DronDrones em estreita parceria com o Instituto TECGRAF, unidade credenciada EMBRAPII, e já está em fase de desenvolvimento de sistemas e estudo de viabilidade. O MVP (Produto Mínimo Viável) reúne os dados em tempo real captados por câmeras especiais instaladas nos drones com o objetivo de identificar com precisão os trabalhadores sem EPIs, pessoas estranhas, áreas e situações de risco, falta de vigilância, comportamentos suspeitos, anomalias e patologias, materiais perigosos, gestão de estoques, cálculos e medidas.
 
Em geral, o processo convencional de inspeção e mapeamento é baseado na operação manual da aeronaves e de processamento e análise posterior. A plataforma da DronDrones agilizará este processo permitindo um monitoramento preventivo e de maior abrangência através das análises de campo. Além disso, identificando o problema em tempo real a produtividade só aumenta.
 
A EMBRAPII possui hoje 1.218 Projetos apoiados, 842 empresas apoiadas e mais de R$ 1,7 bilhão em projetos de P&D.
 
« Voltar