14/11/2017 - 01h16

Cresce número de apartamentos 'gigantes' em São Paulo

O Estado de S. Paulo
 
O mercado de apartamentos gigantes está movimentado. Até agosto deste ano, foram lançadas 30 unidades residenciais com mais de 500 metros quadrados, em São Paulo, segundo o Secovi-SP (sindicato da habitação).
 
O número é quase dez vezes maior do que o registrado no ano passado, quando quatro unidades nessa faixa de tamanho foram lançadas.
 
Um desses empreendimentos é o Quartier Auri, da construtora Aurinova. Localizado na Vila Olímpia, o complexo de três torres ocupa um quarteirão inteiro com apartamentos que vão de 217 a 893 metros quadrados. Na lista de luxos há quadra de tênis, de squash e ar condicionado na varanda -tudo a partir de cerca de R$ 4 milhões.
 
"As construtoras que investiram nesse tipo de imóvel, com mais de 500 metros quadrados e localizados em áreas nobres de São Paulo, vêm tendo resposta do mercado, isso é muito perceptível", diz Ana Paula Kaneyuki, gerente da imobiliária Imóvel A, do grupo Lopes, especializada na corretagem de imóveis de altíssimo padrão.
 
É um mercado completamente diferente, segundo Kaneyuki. "Se você for em um stand de vendas normal, o corretor vai falar tudo e mais um pouco sobre aquele apartamento específico, sobre cada acabamento do imóvel. No caso do altíssimo padrão, a última coisa que um comprador quer saber é sobre a cor da parede do apartamento. Até porque ele prefere sem parede para formatar do seu jeito depois."
 
Kaneyuki diz que a lista de perguntas do comprador desses apartamentos mais que espaçosos inclui o cenário atual do mercado e a expectativa de valorização do imóvel daqui a dois anos.
 
ESPAÇO PARA TODOS
 
Ponto de vista explorado por construtoras como a São José, que recentemente inaugurou o Saint Paul, no Jardim Europa, e que se prepara para lançar o Saint Leopold, no Itaim Bibi, ambos com plantas que chegam a superar os mil metros quadrados.
 
Não que seja uma novidade para a empresa, que já construiu 12 prédios com apartamentos ultrapassando os 500 metros quadrados, a maioria ostentando uma arquitetura neoclássica que se tornou sua marca.
 
Um deles, o Saint Philip, no Jardim Europa, chega a contar com um tríplex com 1.664 metros quadrados. Por questões de "discrição", a empresa não revela o valor dos imóveis.
 
Afinal, nem tudo são cifras e cálculos. Para o empresário Jorge Pereira, 54, a escolha se deu por uma questão de praticidade. Ele se mudou da casa onde morava, em Alphaville, para um apartamento de cerca de 500 metros quadrados na região dos Jardins, na zona oeste.
 
"Morava muito longe do meu trabalho e perdia muito tempo no trânsito, especialmente na volta para casa", conta Pereira, que então decidiu se mudar para uma zona mais central da cidade.
 
A escolha, contudo, não foi fácil. "Como tenho três filhos, sempre optei por viver em casa. Precisava de um apartamento grande para manter o padrão de espaço a que eles estavam acostumados", explica Pereira. E haja espaço nisso.
 
« Voltar