01/04/2020 - 09h33

Coronavírus: Construtoras usam os canais digitais para tentarem vender imóveis

Exame

Com a crise causada pelo coronavírus, as construtoras estão lançando mão das vendas on-line. Sites interativos, contato dos corretores pelo WhatsApp e por telefone têm sido os recursos usados para tentar fechar negócios neste cenário inédito da economia mundial. Os lançamentos programados para este ano, por enquanto, serão mantidos, segundo as empresas.

As companhias focadas em construções do programa ‘Minha Casa, minha vida” não ficaram de fora e aceleraram seus processos digitais. De acordo com Cristiano Coluccini, presidente da CAC Engenharia, houve um reforço nas rede sociais da construtora para divulgar os canais de atendimento (WhatsApp, chat e telefone). Essa estratégia vem dando certo, segundo Ecymara Ferreira, corretora parceira da construtora:

— As pessoas em casa estão mais receptivas ao atendimento. Mandamos todas as informações e até fechamos negócio à distância.

A MRV expandiu a atuação da plataforma de vendas digital, que possibilita que o cliente realize toda a jornada de compra de um apartamento sem sair de casa. O comprador pode escolher o apartamento, fazer a simulação e envio da documentação para análise de crédito, negociação da proposta e assinatura do contrato digital.

— Além disso, se preferirem, podemos buscar as documentações em suas residências — diz Rafael Menin, copresidente da MRV.

Para quem insistir em ir aos estandes, a construtora libera até vouchers de Uber. Já a Tenda estendeu seu feirão digital enquanto a situação de isolamento permanecer.

É uma boa hora para comprar? Com taxas de juros baixa, crédito bancário disponível e construtoras abertas à negociação, o momento é favorável, segundo Paulo Porto, professor da FGV:

— No entanto, a falta de confiança no futuro, especialmente em relação à manutenção dos empregos, afasta o comprador.