04/08/2022 - 06h41

Construção civil: conheça as principais máquinas do setor e entenda suas principais funcionalidades

Primeira Hora
 
Para fazer a construção de uma obra de qualidade, são necessários alguns fatores, como, por exemplo, profissionais capacitados, verba apropriada e boas máquinas. O setor de construção civil em específico faz muito o uso de equipamentos mais pesados, para conseguir viabilizar de forma mais rápida aquela obra.
 
No mercado de máquinas de construção, existe uma grande variedade de modelos e tipos, por isso, se faz necessário que o comprador entenda minimamente do assunto. Dessa forma, ele poderá entender qual deles é a melhor escolha de acordo com a sua necessidade. Para saber mais sobre esse assunto e conhecer a principal funcionalidade de cada um desses maquinários, leia o texto até o final.
 
Principais tipos de máquinas
 
Conheça a seguir, os sete equipamentos mais usados pelo setor de construção civil e veja as características únicas de cada um deles.
 
Escavadeira Hidráulica
 
As duas principais características desse tipo de máquina são: versatilidade e força. Isso a torna muito visada e conhecida nesse meio, ela acaba ganhando uma popularidade por causa disso. Ela ainda conta com uma grande variedade de acessórios que podem ser acoplados nela e potencializar ainda mais suas atividades.
 
Sua principal função é escavar, para isso, ela conta com um potente sistema hidráulico para conseguir fazer isso. Nesse equipamento, o óleo é bombeado para os diferentes pistões que, logo depois, acionam outro pistão e, assim, ela ganha força.
 
Motoniveladora
 
A motoniveladora é a responsável por cuidar do nivelamento do terreno, ou seja, ela deixa todo o solo no mesmo nível. Ela também pode ser empregada para fazer cortes e para espalhar o material. Sua composição se dá a partir de seis rodas, quatro concentradas na parte traseira da máquina e as outras duas na parte da frente.
 
Trator de esteira
 
Ele também é conhecido pelo termo “Buldôzer”, é considerado um equipamento pesado. O trator de esteira se locomove através de um sistema mecânico ou hidrostático de transmissão de esteira. Suas principais funções são: reboque, terraplanagem e escavação.
 
O sistema hidrostático tem como principal vantagem a redução do uso de partes móveis da máquina, o que gera um menor desgaste e diminui o custo de manutenção. Já o sistema mecânico é mais tradicional, entretanto, dependendo do tempo de uso e da força exercida, ele pode apresentar um maior custo operacional e de manutenção também.
 
Retroescavadeira
 
A retroescavadeira é um dos equipamentos mais usados e conhecidos nas obras, isso se dá por causa da sua versatilidade. As principais funções que ela desempenha são de: escavação, transporte, perfuração e carregamento. Assim, ela acaba realizando o trabalho de tratores, carregadores e escavadeiras de uma vez só.
 
No Brasil, pode-se encontrar duas categorias dessa máquina: as traçadas e as simples. A primeira tem como principal característica a tração nas quatro rodas, dessa maneira, ela serve para atuação em solos mais instáveis e irregulares por possuir maior força. Já a simples é usada em locais com solos mais lisos e planos.
 
« Voltar