15/03/2018 - 01h52

Casa feita com impressão 3D custa US$ 10 mil e pode ser construída em um dia; veja vídeo

InfoMoney
 
Usando cimento, empresa construirá residências primeiramente para famílias desabrigadas em El Salvador
 
Já é possível imprimir residências completas, conforme demonstrou a empresa ICON nesta semana durante o evento SXSW (South by Southwest). Suas impressoras construíram com sucesso a primeira delas em Austin, Texas, gastando apenas US$ 10 mil e 24 horas.
 
Com objetivo de abrigar um bilhão de pessoas sem-teto, o projeto de construção de casas sem fins lucrativos terá início em 2019 com a construção de 100 residências em El Salvador, usando a Vulcan Printer. É a primeira vez que se usa a tecnologia de impressão 3D na construção de casas de cimento (material universal) e in loco.
 
Por ora, a impressora não é capaz de eliminar todo o trabalho humano envolvido na construção de uma casa: a instalação de janelas, encanamento e cabeamento elétrico, por exemplo, devem ser feitas manualmente, bem como a escavação do local antes de subir as paredes.
 
Ainda assim, a solução da companhia é impressionante: segundo o site da empresa, sua impressora é capaz de construir casas de até 800 metros quadrados e demora entre 12 e 24 horas para subir uma residência pequena do zero. Confira o vídeo de divulgação:
 
 
 
« Voltar