03/08/2022 - 10h48

Arquitetura sustentável ganha destaque no Brasil

Pensamento Verde 
 
A arquitetura sustentável, também conhecida como green building, está relacionada à construção de projetos que causem um pouco impacto no meio ambiente, utilizando o local, energia e materiais de forma eficiente.
 
Algumas características comuns nesses projetos são, por exemplo: a adoção de energias renováveis visando menor impacto ambiental, o uso eficiente da água; isolamento acústico e envoltório eficiente, aproveitando iluminação e ventilação natural, além da renovação do ar; e adoção de paisagismo sustentável, utilizando espécies nativas, que exigem menor manutenção, irrigação e uso de fertilizantes.
 
Nesse sentido, vale mencionar algumas certificações em green building – como a LEED, GBC CASA&CONDOMÍNIO, GBC ZERO ENERGY e LIFE – que analisam as práticas realizadas por construtoras nas áreas de energia e atmosfera, água, materiais e recursos, localização e relação com o entorno, qualidade interna do ar, conforto, requisitos sociais e inovação.
 
Além de realizar análises, as certificadoras determinam metas de desempenho acima das normas técnicas que disciplinam diversos sistemas de construção. Dessa forma, incentivam a construção de cada vez mais empreendimentos sustentáveis.
 
Brasil ocupa quinto lugar no ranking mundial
 
Segundo o Green Building Council Brasil (GBC), o Brasil ocupa o quinto lugar do ranking mundial de países com projetos sustentáveis com maior área certificada pela LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na construção civil.
 
“Trata-se de um sistema internacional de certificação e orientação ambiental que vem reduzindo em média 40% da água, 35% das emissões de CO², 30% da energia e 65% dos resíduos em novas construções e grandes reformas”, explica Carlos Alberto Cioce Sampaio, professor do mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios.
 
« Voltar