15/08/2022 - 11h37

Aluguel em Santos rende 0,5% em média por mês ao dono

A Tribuna On-line
 
Especialista alerta que valorização para eventual venda vem com o tempo, o que também exige buscar bom inquilino
 
Investidores de imóveis que buscam renda com a locação estão conseguindo em média, no mercado santista, 0,5% ao mês com o aluguel de apartamentos, segundo estima o diretor regional do Secovi (sindicato da habitação), Carlos Meschini. “Um apartamento na faixa de R$ 1 milhão vai ter mais ou menos um aluguel de R$ 5 mil ao mês”, afirma ele.
 
Os preços para os moradores podem aumentar e chegar a 0,6%, caso seja uma residência decorada e com outros atributos. O percentual não é uma regra e varia, dependendo de vários fatores.
 
Atualmente, a taxa Selic está em 13,75% ao ano, fazendo com que as contas antigas e novas da poupança tenham um rendimento mensal de até 0,7% ao mês (se considerada a Taxa Referencial; sem somar TR são 0,5%), acima do retorno dos aluguéis, lembrando que a caderneta é isenta de Imposto de Renda.
 
O investidor de locação tem ainda a vantagem da valorização do imóvel ao longo do tempo ou ainda do bem ser usado como garantia para financiar outros investimentos.
 
Meschini lembra ainda que o ganho com aluguéis gera uma rentabilidade estável, sem oscilar como boa parte das opções no mercado financeiro. “Assim como outros investimentos, ter seu apartamento alugado é um ganho a longo prazo e que vale a pena no fim das contas”.
 
Inflação
 
A conta da rentabilidade com a locação é simples, com o valor mensal do aluguel sendo calculado em percentual em relação ao valor do imóvel.
 
Com base nessa média de 0,5%, que dá um ganho anual de 6,17% com o aluguel, a rentabilidade também está abaixo da inflação, de 10% ao ano. Entretanto, apesar da imprevisibilidade da economia, a previsão das instituições financeiras consultadas semanalmente pelo Banco Central aponta para um IPCA pouco acima de 7% em dezembro e de 5% no próximo ano.
 
Meschini, entretanto, sugere buscar um bom fechamento de contrato para que se tenha lucro. “Tentar concretizar uma parceria longa e com reajustes negociáveis é uma opção justa para os dois lados”. Segundo ele, ter bons inquilinos é de grande importância para a locação ser viável. “Busque sempre compradores que paguem em dia”. Segundo ele, não é só dinheiro que move a parceria, mas também manter o imóvel em segurança e organizado.
 
« Voltar