22/12/2013 - 22h50

Shopping sustentável, uma boa novidade para a Zona Noroeste

A Tribuna - 22/12/2013

O Eco Plaza Noroeste será erguido em terreno da Avenida Afonso Schmidt, mais conhecida como Estradão
 
Um novo empreendimento comercial promete trazer ainda mais investimentos para a Zona Noroeste de Santos. Trata=se do Eco Plaza Noroeste, um shopping center ecologicamente correto que será implantado na Avenida Afonso Schmidt, conhecida como Estradão. A realização é da Arias Invespar Investimentos e Participações, AMC Holding e RRS Empreendimentos Imobiliários.
 
O anúncio foi feito na última quinta-feira pelo grupo de empresários santistas em reunião com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. “Nós vimos o anseio do prefeito em levar cada vez mais desenvolvimento para essa área da região. Hoje, grande parte dos moradores de lá precisa vir para zona leste da cidade para trabalhar”, ressalta Roberto Clemente Santini, diretor da RRS.
 
De acordo com Roberto, o terreno, de 16 mil metros quadrados, tem acesso por duas importantes avenidas, entre elas a Afonso Schmidt. O shopping vai ser construído dentro dos conceitos mais modernos de sustentabilidade, com reaproveitamento de água e material para reduzir o consumo de energia.
 
A Zona Noroeste está entre as prioridades da Prefeitura de Santos. O programa de macrodrenagem, por exemplo, iniciado esse ano, teve um investimento de R$ 137,5 milhões só nessa primeira fase. “O Plano Diretor que foi aprovado na Câmara prevê o estímulo à realização de atividades comerciais na Zona Noroeste de Santos, justamente num conceito de fixação, em que as pessoas possam morar e trabalhar no mesmo local. Esse empreendimento vem ao encontro do que nós necessitamos, daquilo que planejamos para a cidade de Santos”, afirma o prefeito.
 
O terreno pertencia à Construtora Rossi. O projeto arquitetônico está em fase de definição. A previsão é que dê entrada na Prefeitura ainda no primeiro semestre de 2014. A partir da aprovação, o shopping deve ficar pronto entre 30 a 36 meses.
 
Segundo Leopoldo Alves Arias, diretor da Arias Invespar, a primeira fase de construção deve gerar até 3.000 empregos diretos. “Temos a construção do shopping e depois temos a construção de cada loja. Preferencialmente são as pessoas da região que vão estar lá, por conta do deslocamento”.
 
O grupo de empresários torce para que a aprovação do projeto seja rápida. “A gente acredita na economia da Cidade. Por isso estamos investindo, esperando um retorno dentro das nossas expectativas por tudo o que está acontecendo. Porto se desenvolvendo, pré-sal, enfim, a gente quer, mais uma vez, contribuir para esse crescimento”, conclui André Canoilas, da AMC.
 
Para o prefeito, o empreendimento vai ao encontro a um dos objetivos da Administração Municipal, que é atrair investimentos privados para a Zona Noroeste. “É uma região de Santos em que temos grandes desafios, grandes necessidades do ponto de vista social. E, certamente, esse equipamento vai contribuir nesse processo de desenvolvimento e, consequentemente, de toda a cidade”.
 
Em Praia Grande, obras vão até 2017
 
O grupo de empresários apresentou projeto semelhante à Prefeitura de Praia Grande. Trata-se do Eco Plaza Praia Grande, previsto para ser entregue em 2017. O complexo comercial vai contar com shopping center, salas comerciais, hotel de bandeira internacional e parque ecológico. A expectativa é que o multiuso venha a gerar 4.500 empregos diretos nos mais variados setores.
 
O projeto ainda está em fase final de estudos, mas deverá ser entregue à Administração Municipal ainda no começo de 2014. O empreendimento será erguido em uma área de 70 mil metros quadrados, tendo saída para duas vias, sendo um dos lados a Avenida Presidente Kennedy e, o outro, a Via Expressa Sul.
 
Estudos de mercado confirmaram a viabilidade de um segundo shopping center em Praia Grande – o primeiro é o Litoral Plaza Shopping, localizado no bairro Sítio do Campo, atendendo mais a população de bairros como Canto do Forte, Boqueirão e do município de São Vicente.
 
No Eco Plaza de Cubatão, projeto está em fase final de aprovação
 
Cubatão também vai receber um complexo multiuso com duas torres com hotéis de bandeiras internacionais, salas comerciais e um shopping center. O empreendimento dará início ao processo de verticalização da área urbana da cidade. Lançado em maio, o projeto está em fase final de aprovação pela Prefeitura.
 
O Eco Plaza está sendo construído em uma área de 8 mil metros quadrados, na Avenida Martins Fontes, no Centro. A expectativa é de uma geração de 3.500 empregos diretos, apenas na fase de construção. O shopping terá quatro pavimentos com capacidade para 160 lojas, praça de alimentação (450 lugares) e quatro salas de cinema. A entrega está prevista para 2015.
 
Tanto o empreendimento de Cubatão quanto os de Praia Grande e Santos não receberam nenhum tipo de isenção fiscal.
 
« Voltar